Portada de antigua versión de Revista Libre Pensamiento

lunes, 26 de enero de 2015

Eleições na Grécia: o povo contra a troika

Nota dos Editores de de odiario.info
Eleições na Grécia: o povo contra a troika

Os resultados já conhecidos das eleições na Grécia apontam para uma expressiva vitória do Syriza. A votação alcançada por este partido e o facto de a lei eleitoral grega favorecer a força mais votada com um bónus de 50 deputados abre a perspectiva de uma significativa maioria parlamentar.

Este resultado, conjugado com a derrota da Nova Democracia e o afundamento do PASOK, tem o inequívoco sentido da rejeição das políticas austeritárias e antipopulares impostas pela troika FMI/BCE/UE e pelo grande capital grego, que empurraram a Grécia para a grave crise económica e social em que se encontra. Crise que é também democrática, como ilustram tanto a votação alcançada pelos fascistas da “Aurora Dourada” como a aberta ingerência estrangeira no processo eleitoral.

A rejeição das políticas que geraram enorme desemprego, empobrecimento, destruição de direitos, brutal acréscimo da exploração, retrocesso económico e social é clara. Falta saber se um futuro governo com o Syriza como base estará em condições de dar expressão política à alternativa assim exigida e de resistir às pressões que a UE irá certamente prosseguir e intensificar no sentido de que, com retoques ou sem eles, não haja efectiva ruptura com as políticas até agora impostas.

Embora os media dominantes tenham dado grande destaque a essa palavra, o Syriza não é uma formação “radical”. Quanto mais não seja pelo simples facto de não pretender atingir a verdadeira raiz dos problemas com que o seu país e a UE se defrontam. Problemas que na sua essência não são apenas os da austeridade mas os de uma UE construída e dirigida de acordo com os interesses do grande capital monopolista no quadro de uma crise geral do sistema capitalista.

O povo grego rejeitou e condenou a política que lhe vem sendo imposta. Está nas suas mãos a tarefa de tornar tal rejeição em alternativa real. O voto – se bem usado - é apenas uma parte desse duro e prolongado combate.

Os Editores de odiario.info


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Follow by Email

Seguidores

Páginas vistas en total